RECICLAGEM DE PLÁSTICOS: UMA QUESTÃO DE SAÚDE

Você sabe qual a importância da reciclagem de plásticos? A disponibilidade dos recursos naturais e a exploração dos mesmos, por parte da sociedade, vem provocando debates acirrados em torno da sustentabilidade. Uma das ações que visam promover a preservação ambiental, diminuindo o uso dos recursos naturais e, consequentemente,  a diminuição da quantidade de lixo no planeta é a reciclagem de plásticos.

O Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo. Plásticos que acabam por contaminar praias, afetam o turismo, prejudicam os animais, geram poluição e acabam contribuindo para o aquecimento global.

Diante do caos, que o lixo plástico pode provocar, já é possível perceber que as famílias brasileiras, também em âmbito mundial, estão levando mais a sério a questão do reaproveitamento deste tipo de material. Já se pode notar movimentos que visam transformar a dura realidade que o nosso planeta vive através da reciclagem de plásticos.

CURIOSIDADES SOBRE A RECICLAGEM DE PLÁSTICOS

  • Em 2018 a Organização das Nações Unidas deu início a um movimento que visa a conscientização mundial da importância do reaproveitamento do plástico.
  • É importante saber que 400 anos é o período que o plástico pode levar para se decompor, mas é lógico que depende do tipo de plástico.
  • A estimativa é que se não houver controle, do descarte de plásticos, por volta de  2050 haverá mais plásticos no oceano do que animais.
  • Anualmente, são utilizadas mais ou menos 500 bilhões de sacolas plásticas descartáveis.
  • Os lixos plásticos recicláveis tem inúmeras utilidades e podem ajudar muita gente.

DESVENDANDO O PLÁSTICO

Hoje em dia, a principal matéria prima do plástico é o petróleo. Porém, os primeiros plásticos surgiram a partir da celulose e imitavam o marfim e a seda. Foi a partir desse período que o uso do plástico iniciou o caminho  evolutivo.

Entre os anos de 1950 e o ano de 2017 um total de 9 bilhões de toneladas de plásticos foram produzidas, sendo que grande parte dessa produção é proveniente de produtos e embalagens de uso único. 

No ano de 1978, uma das maiores empresas de refrigerantes, em âmbito mundial, resolveu substituir as garrafas de vidro pelo plástico. Então, você pode imaginar o quanto outras empresas gostaram da ideia, tornando o uso do plástico um dos principais recursos utilizados em diversas embalagens.

 Na atualidade, já se tem pensado em uma nova forma de produzir plásticos, que não utilizem tanta química e que não seja tão prejudicial ao meio ambiente.

Os quatro maiores exportadores de resíduos plásticos do mundo são EUA, Japão, Alemanha e Reino Unido. Já os maiores produtores de lixos plásticos são EUA, China, Índia e Brasil.

O Brasil é um dos maiores produtores de lixos plásticos do mundo, sendo que quem lidera esse ranking de produção são as fraldas e as garrafas pets, sendo geradores da devastação da natureza.

IMPORTANTE!!!

  Símbolos para compreender a reciclagem de plásticos

Certamente, você já deve ter percebido que muitas das embalagens de plásticos possuem símbolos, setas, indicando o padrão de reciclagem. Tais símbolos identificam se o material é reciclável ou não, além de serem identificadores do tipo de material.

Em relação ao plástico, são sete os símbolos utilizados para a identificação dos materiais recicláveis.

NÚMERO 1 – PET: Polietileno Tereftalato

Utilizados na fabricação de garrafas de refrigerantes, água e óleos de cozinha.

NÚMERO 2 – PEAD: Polietileno de alta densidade

Utilizados na fabricação dos potes de iogurte, potes de sorvete e também nos frascos de leite.

NÚMERO 3 – PVC: Policloreto de Vinila

Material utilizado para fabricar brinquedos, produtos de higiene e também as embalagens de remédios.

NÚMERO 4 – PEBD: Polietileno de baixa densidade

Este material é utilizado nas famosas sacolas plásticas.

NÚMERO 5 – PP: Polipropileno

Faz parte da composição das embalagens de margarina, mostarda, maionese e também de produtos químicos.

NÚMERO 6 – OS: Poliestireno

O poliestireno compõem os copos e  plásticos descartáveis.

NÚMERO 7 – Policarbonato, ABS, Poliamida e Acrílico

Materiais utilizados, principalmente, em pacotes de salgadinhos e biscoitos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os plásticos reciclados, vamos nos aprofundar nos métodos para reciclar plásticos.

CONHECENDO OS MÉTODOS PARA RECICLAR PLÁSTICOS

Uma das dúvidas que surgem na hora de discutir sobre a reciclagem dos plásticos, diz respeito aos métodos utilizados para a realização do processo. Bom, em primeiro lugar é necessário saber que:

  • o primeiro passo, antes de pensar nos métodos, é a coleta;
  • após a separação dos plásticos, de acordo com o tipo de material;
  • depois vem o momento da revalorização, período em que o material volta a ser matéria prima;
  • Sendo o último passo a transformação, o momento que este material volta a ser um produto.

→ A reciclagem pode ocorrer mecanicamente, configurando este o método mais comum, além de não necessitar de uma triagem minuciosa.

→ A reciclagem pode ocorrer quimicamente , processando o plástico e  o transformando em material petroquímico.

→ Existe também a técnica de reciclagem energética, trazendo um grande benefício para as cidades que não possuem espaço para o lixo Urbano. Esse tipo de reciclagem consiste em um processo de aproveitamento do calor que transforma os resíduos em energia. A geração de energia a partir dos resíduos sólidos é considerada uma solução  para a questão do aquecimento global.

Como você pode perceber é importante conhecer e se informar sobre a reciclagem de plásticos, bem como saber dos inúmeros materiais que poderão ser reaproveitados. A  RECICLA AMBIENTAL  está comprometida no gerenciamento, na aplicação dos processos de reciclagem, bem como na destinação responsável dos resíduos.

Embarque nessa causa conosco e ajude a tornar o globo terrestre um lugar melhor para se viver!