A reciclagem do óleo de cozinha nos condomínios: A sustentabilidade em foco

A reciclagem do óleo de cozinha nos condomínios é uma prática que está cada vez mais em expansão. Diante de um universo que está aderindo a ações que visam a sustentabilidade é preciso que toda a comunidade colabore para que esse tipo de empreendimento apresente um resultado favorável.

Um grande número de condomínios têm optado pela contratação de empresas especializadas na captação deste tipo de resíduo, a fim de realizar o procedimento corretamente e também incentivar seus moradores para a adesão de práticas sustentáveis.

Sabe-se o quanto é prejudicial ao planeta se esse tipo de produto não é descartado de modo correto, portanto os administradores dessas propriedades possuem a missão de auxiliar nessa luta. Colaborar com o meio ambiente é dever de todos os cidadãos, sendo indispensáveis ações como a reciclagem do óleo de cozinha em condomínios.

Vantagens da reciclagem do óleo de cozinha nos condomínios

Indiscutivelmente, o óleo de cozinha pode ser um dos maiores vilões nos condomínios, pois além de prejudicar as tubulações, acarreta problemas porque também acaba por contaminar a água, além de provocar um gasto monetário não planejado.

Se um morador descarta o óleo de cozinha na pia, o produto segue para a rede de esgoto e ao chegar nas estações de tratamento  contamina a água, sendo que essas estações não são preparadas para um grande volume de óleo. Uma outra questão a ser exposta é que, muitas vezes esse óleo, descartado incorretamente, vai ficar depositado nos canos do condomínio provocando grandes problemas para os moradores do local.

De acordo com a ABIOVE – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais – pelo menos 17 milhões de toneladas de óleo são consumidas em solo brasileiro, grande parte desse consumo é realizado em condomínio, configurando a coleta de óleo de cozinha usado um importante investimento. 

Quando firmada uma parceria, entre o condomínio e uma empresa de coleta de óleo usado de cozinha, há ganho ambiental e ganho econômico também. Ganho ambiental pela preservação do meio ambiente e ganho econômico por não ser preciso limpeza dos canos constantemente, além do extermínio de algumas pragas que podem se alojar nas tubulações por causa do óleo.

Incentivar o descarte correto do óleo no condomínio?

Todo condomínio elege um síndico, através de votação democrática. Ele é a pessoa responsável pelas ações geradas nos condomínios, pela organização do mesmo, é o representante dos moradores e é aquele que desenvolve os projetos de melhoria para a população local. Portanto, para que a coleta de óleo no condomínio seja positiva é necessário que:

  • O síndico promova uma reunião de condomínio, convocando a participação de todos os moradores, para a discussão a respeito da reciclagem de óleo de cozinha no ambiente em que vivem.
  • A criação de uma comissão de sustentabilidade ativa poderá ser benéfica no condomínio, pois além da coleta de óleo de cozinha usado, outras ações sustentáveis se tornam necessárias.
  • É importante que nas reuniões mensais sejam apresentados os percentuais de descartes do mês, bem como informações a respeito da reciclagem do óleo.
  • Uma campanha que promova a motivação dos moradores é uma ação significativa e vantajosa para que a adesão pela coleta correta de resíduos possa abranger todos os apartamentos do condomínio.

Como promover uma campanha para a coleta de óleo no condomínio?

Após a criação da comissão de sustentabilidade é necessário marcar uma reunião com os participantes, a fim de definir as ações que serão desenvolvidas. Tais ações poderão contar com:

  • cartazes motivadores, apresentando os benefícios da reciclagem do óleo de cozinha usado no condomínio;
  • folders explicativos, indicando o passo a passo para a realização do descarte do óleo usado na cozinha;
  • banner, cujo intuito é atingir o maior número possível de moradores em prol da coleta residual;
  • infográficos, promovendo informações sobre os perigos do descarte do óleo de cozinha usado incorretamente.;
  • palestras, mobilizando os moradores do condomínio para aderirem a ações sustentáveis, promovendo a conscientização coletiva.

Cuidados necessários na hora de aderir à coleta de óleo no condomínio

Para a adesão da coleta dos resíduos gordurosos no condomínio é impreterível estar atento a algumas questões relevantes. O desenvolvimento de um projeto bem elaborado é um diferencial para o alcance dos objetivos.

Em um primeiro momento é necessário a verificação da legislação, sendo o ideal o contato com órgãos competentes, pois algumas prefeituras já possuem meios de realização para a coleta de óleo de cozinha nos condomínios.

Caso a região em que o condomínio localiza-se não possua cobertura para a coleta de óleo é preciso procurar uma empresa especializada para que a execução desse empreendimento seja realizada de modo eficiente.

É necessário que os moradores tenham acesso a materiais apropriados para o descarte do óleo, sendo que o mais indicado são recipientes plásticos, podendo ser utilizadas garrafas pets.

A definição do dia da coleta ou um espaço no condomínio para o armazenamento diário é imprescindível. Organização é a chave do sucesso.

Algumas vezes são disponibilizadas bombonas para o despejo do óleo e quando as mesmas estão cheias o condomínio entra em contato com a empresa que organiza a coleta. É preciso verificar se a empresa contratada disponibiliza algum tipo de recipiente para despejar o óleo de cozinha usado.

A redução dos transtornos que a reciclagem do óleo de cozinha nos condomínios pode promover é primordial para que cada vez mais parcelas da população sejam engajadas no propósito de auxiliar na preservação do meio ambiente descartando os resíduos de modo correto.

A Reciclar Ambiental conta com a ajuda de síndicos e com os moradores de condomínios. Todos unidos por uma mesma causa!